Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Chamados, Escolhidos e Fiéis





Uma coisa é sermos aceitos por Deus. Uma história totalmente diferente é sermos APROVADOS por Deus. O Livro do Apocalipse fala sobre o triunfo do Cordeiro de Deus. Lemos, no entanto, que o Cordeiro possui um exército de discípulos através dos quais Ele trava as suas batalhas e as vence. Estes discípulos são (1) chamados, (2) escolhidos e (3) fiéis.
“... O Cordeiro é Senhor de senhores e Rei de reis, e os que estão com Ele são chamados, escolhidos e fiéis” (Ap 17:14). Muitos são chamados, poucos são escolhidos, e menos ainda são fiéis. Os fiéis são os vencedores citados dez vezes no Livro do Apocalipse. Eles são os discípulos de Jesus que não somente foram aceitos por Deus, mas que também foram provados por Ele através de muitas circunstâncias e também aprovados por Ele. Houve muitos que creram em Jesus quando Ele Se encontrava na terra, mas Ele não Se comprometeu com todos eles. O primeiro grupo foi o das multidões. “E grandes multidões O seguiram...” (Mt 19:2). Mais tarde disseram o seguinte sobre este grupo: Chamados, Escolhidos e Fiéis de pé, alertas, bebendo a água com as mãos formando uma concha. São nas coisas simples da vida que Deus nos prova – em nossas atitudes com relação ao dinheiro, aos prazeres, a honra dos homens, ao conforto, etc.
Semelhantemente ao exército de Gideão, quando as circunstâncias arranjadas por Deus vêm sobre nós, não percebemos que Deus está nos provando, para ver como reagiremos. 3. Não Seja Distraído Pelo Mundo Jesus nos admoestou a não ficarmos oprimidos com os cuidados deste mundo. Ele disse: “Vigiai para que os vossos corações não fiquem sobrecarregados com a glutonaria, embriaguez, e os cuidados da vida, vindo sobre vós repentinamente aquele dia como uma armadilha” (Lc 21:34).
Paulo exortou os cristãos de Corinto, dizendo: “De agora em diante também os que têm esposas deveriam ser como se as não tivessem; e os que choram, como se não chorassem, e os que se alegram, como se não se alegrassem; “E os que compram, como se não possuíssem, e os que usam o mundo, como se não estivessem utilizando-o completamente, pois a fama deste mundo está acabando... “Digo isto para assegurar a vossa devoção ao Senhor sem distração alguma” (1 Co 7:29-35). Não devemos permitir que nada deste mundo nos distraia de uma total devoção ao Senhor. As coisas legítimas do mundo são uma armadilha mais perigosa do que as coisas pecaminosas – porque as coisas legítimas parecem tão inocentes e inofensivas! Nós podemos aliviar a nossa sede – mas precisamos juntar as nossas mãos em forma de concha e bebermos somente o estritamente necessário e ficarmos em alerta com relação a qualquer ataque de surpresa do inimigo. As nossas mentes devem estar ocupadas com a batalha que o Senhor nos deu que são galardoados com o certificado de aprovação de Deus. A. COMO GANHAR A APROVAÇÃO DE DEUS.
Não são muitos dos seguidores de Jesus que se qualificam para a inclusão neste circulo íntimo. “Quando Jesus Se encontrava em Jerusalém... muitos creram em Seu Nome, vendo os sinais que Ele fazia. Jesus, no entanto, não confiava neles, pois conhecia todos os homens” (Jo 2:23,24).
1. Busque o Bem dos Outros
Jesus sabia que a grande maioria dos que acreditavam n’Ele faziam isto por motivos egoístas. Eles O procuravam somente para obterem bênçãos pessoais. Os seus pecados haviam sido perdoados, mas não desejavam ser vencedores. Para sermos vencedores precisamos desejar ardentemente ser libertos de buscarmos o nosso próprio bem às custas dos outros.
2. Passe nos Testes de Deus
Quando Gideão reuniu um exército para lutar contra os inimigos de Israel, ele tinha consigo 32.000 homens. Deus, no entanto, sabia que nem todos eles eram dedicados de todo o coração. Assim sendo, Deus reduziu este número. Primeiramente, os medrosos foram mandados para casa. Contudo, restaram ainda 10.000 homens, os quais foram levados ao rio e provados. Somente 300 passaram no teste e foram aprovados por Deus (Jz 7:1-8). A maneira pela qual aqueles 10.000 homens beberam água do rio para aliviar a sua sede foi um meio que Deus usou para determinar quem se qualificava para se alistar no exército de Gideão. Eles mal sabiam que estavam sendo provados. Nove mil e setecentos homens se esqueceram completamente do inimigo, enquanto estavam ajoelhados para satisfazerem a sua sede.

Pr.Sebastião Aragão