Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vivendo pela fé - parte 1



A caminho do trabalho, sigo sentido norte em uma estrada que vai do sul da Flórida até o estado de Maine, no extremo nordeste dos EUA. O dia ainda não amanheceu, mas já tenho que ziguezaguear entre inúmeros caminhões de todos os tipos e tamanhos. Essa é a minha rotina diária. Em voz alta, oro ao Senhor sobre o que escrever aos queridos irmãos. Tenho vários assuntos guardados para a hora certa; alguns destes esperando o desfecho de eventos que vivo no momento. Estou prestando atenção nos detalhes, pois creio que o Senhor deseja que eu os relate mais à frente.
Por causa da desobediência de Adão e Eva, os seres humanos se encontram em uma situação difícil. Antes do primeiro pecado, gozávamos de um relacionamento sem barreiras com o Criador (Gn 3:8-10). Não havia separação entre o mundo espiritual e o físico. Víamos e conversávamos com os seres celestiais da mesma forma que atualmente vemos e conversamos com os nossos amigos e parentes. Isso era possível porque ainda possuíamos o coração original, puro, santo, que nos foi dado pelo criador, o filho único de Deus, Jesus (Jo 1:1-3). Agora, porém, sem a perfeita santidade que antes tínhamos, sendo carne, não é mais possível ao homem presenciar seres santos, em sua glória, e sobreviver (Ex 33:20).
Vivemos em uma situação em que a única forma de relacionarmos com o nosso Deus é nos transportando além do físico para o espiritual. Isso, amados, é algo simplesmente incrível. Tomamos certas decisões importantes, não com base no raciocínio humano, não em como as coisas aparentam ser, mas baseado nas instruções e desejos de um Ser que não vemos com os olhos e que não ouvimos com os ouvidos, mas que O amamos a ponto de obedecê-Lo. Isso se chama: “viver pela fé” (Jo 20:29; Hb 10:38).
A fé em si não é algo que se limita ao cristianismo, mas é um dos vários dons comuns, que Deus deu a todos, assim como amor, caridade, compaixão, humildade… etc. Basta observar como os adeptos de várias religiões pagãs, no passado e no presente, também demonstram fé nos seus deuses pagãos (2 Rs 21:6). Muitas vezes possuem até mais fé do que nós, que adoramos o único e verdadeiro Senhor.
Queridos, esse é um assunto profundo e difícil de abordar, mas de extrema importância. Essa é a primeira parte de uma série de textos tratando desse tema. Ainda não sei até aonde o Senhor me levará dentro dessa matéria, mas minha esperança é que, através desses escritos, muitos cresçam em intimidade com o nosso Deus. Por agora, deixe-me apenas ressaltar um ponto: não pensem que suas lutas se tratam apenas daquilo que se vê. Sim, eu sei que são as coisas visíveis que causam a dor, que causam o choro e o desespero, mas procurem exercitar a sua fé e verão que tem muito mais em jogo do que se imagina (Ef 6:12). Assim como fez o profeta Eliseu, peçam ao Senhor que lhes dê um vislumbre daquilo que realmente está ocorrendo ao seu redor (2 Rs 6:17). Vocês podem não ver as carruagens de fogo como ele via, mas certamente verão o suficiente para se animarem e seguirem adiante. No mais, lembrem-se que o alívio que o Senhor está providenciando para os sofrimentos dos seus filhos é final e permanente. O foco do Senhor é menos o nosso conforto temporário e muito mais a alegria eterna que nos aguarda (Ap 21:4). Falta pouco tempo. Vai valer a pena.

 Espero te ver no céu. —Markus DaSilva