Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vivendo pela fé - parte 2



De Gênesis a Apocalipse, tudo na bíblia tem a ver com a fé. Sim, a Palavra também enfatiza a confiança, a esperança, a humildade e o maior dos dons, o amor, mas nenhum se compara à fé em se tratando de estabelecer uma base, a única base, para o crescimento dos filhos de Deus. Até mesmo o amor, depende da fé para não perder o seu foco. Sabemos muito bem de amor sendo usado abundantemente de maneiras que no final não trará benefício algum, nem para quem dá, nem para quem recebe.
No texto anterior, falamos da origem do pecado e de como em consequência o ser humano perdeu a habilidade de manter um relacionamento físico, visível, com o Criador. Mesmo entre os grandes nomes do cristianismo, em toda a nossa história foram poucas as vezes que Deus se revelou de forma material entre os seus filhos. O Senhor estabeleceu desde o início que nós, o seu povo, viveríamos “pela fé, e não pelo que vemos” ( 2Co 5:7). Só mesmo Deus poderia criar algo tão diferente, tão perfeito, para distinguir os servos bons e fiéis. A fé separa quem realmente o ama daqueles que apenas declaram seu amor, mas não o vivem (1Jo 5:3-4).
“Sem fé, é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Isso significa, amados, que com fé O agradamos. Não existe nenhum sentimento mais elevado em todo o universo do que agradar Àquele que nos fez. Aqui temos um mistério, algo impossível para nós, pelo menos por enquanto, de entender. Quem somos nós, simples pó, para que façamos qualquer coisa que venha a obter um sorriso de prazer, de aprovação, do único e verdadeiro Criador de tudo? Eis aí o mais elevado dos objetivos da fé: agradar ao Pai.
Quando falamos de fé, naturalmente pensamos em bênçãos. Estamos habituados a frases como: “Com fé, passarei no concurso!” Ou: “Pela fé, você será curado!” Ou ainda: “Ele está nesta condição porque tem pouca fé.” Expressões como essas, mesmo quando corretas, acabam desviando o nosso foco de obedecermos ao Senhor, de exercitarmos a nossa fé simplesmente pelo desejo de agradá-lo, nada mais.
Queridos, com a permissão do Senhor, ainda tenho mais a lhes escrever sobre esse tema, mas aqui é um bom momento para uma pausa. Quando Jesus esteve fisicamente conosco, Ele nos demonstrou que viver pela fé é viver em obediência. Como já lhes disse em um outro texto, a fé de Jesus era perfeita porque a sua obediência também era perfeita. Não somos diferentes. Se vocês querem crer mais, confiar mais, descansar mais nos braços do Senhor, então considerem até que ponto vocês têm obedecido ao nosso Pai. Irmãos, já ouviram a suave voz do Espírito Santo lhes dizendo algo? (1 Rs 19:12-13). E quando ouviram, se prontificaram a obedecer? (Is 6:8). O Senhor tem o seu relógio eterno; esse nunca adianta, nunca atrasa. Acreditem, existe um tempo determinado para cada um de nós. Não permitam que esse tempo acabe e lhes peguem em falta.

 Espero te ver no céu. —Markus DaSilva